Ecolojovem – «Os Verdes» promove Acampamento pela Biodiversidade no distrito de Aveiro


A Ecolojovem – «Os Verdes» organiza mais um acampamento de Verão, de 26 a 30 de Agosto, este ano no Parque de Campismo da Praia de Cortegaça (Ovar) sob o lema “Acampamento pela Biodiversidade” e contará com diversas iniciativas pelo distrito de Aveiro.

O distrito de Aveiro é uma área muito rica em biodiversidade, devido às suas características geomorfológicas. Situado numa região de montanhas sulcadas por vales e planícies lagunares banhadas pela ria, detém um papel importante no contexto da biodiversidade nacional.
O litoral do distrito é arenoso, uma paisagem típica de zonas lagunares, onde destacam como património natural a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (Reserva), a ria de Aveiro (ZPE), a Barrinha de Esmoriz e o rio Vouga, ambos classificados como Sítio - na Rede Natura 2000, a Pateira de Fermentelos e a Pateira de Frossos, entre outros.
Embora na parte litoral do distrito seja, de um modo geral onde se concentram estes ecossistemas com grande valor florístico e faunístico, nomeadamente ao nível ornitológio, esta é uma área extremamente sensível que está exposta à grande pressão humana e aos seus impactos.
A zona do interior do distrito não é menos rico em termos de biodiversidade, mas esta está a ser abarrotada pela expansão da monocultura de eucalipto, diminuindo assim a presença de espécies autóctones prejudicando a fauna, os solos e os recursos hídricos e aumentando a gravidade dos incêndios florestais.

O acampamento deste ano insere-se na campanha para as eleições legislativas de 4 de Outubro e será um momento de reafirmação do projecto ecologista e da CDU (PCP-PEV). O acampamento pela Biodiversidade que terá lugar no Parque de Campismo de Cortegaça (Ovar) contará com a presença de vários candidatos do PEV, alguns da Ecolojovem - «Os Verdes», que integram as listas da CDU pela Círculo Eleitoral de Aveiro, à Assembleia da República, e que participarão nas várias iniciativas previstas: tertúlias, caminhadas, passeios de bicicleta e em transporte público, ações de rua, visitas e workshops.

A Ecolojovem - «Os Verdes» pretende alertar para as políticas erradas dos sucessivos governos que prejudicam o ambiente e a biodiversidade e, ao mesmo tempo, apresentar propostas que permitam promover o desejável equilíbrio entre a conservação da natureza, o desenvolvimento e o direito a ter uma vida melhor.
Os jovens ecologistas não se revêem nas inevitabilidades que PSD, PS e CDS apresentam e acreditam que há alternativas e soluções para o país e para as pessoas, indo ao encontro das aspirações e necessidades da juventude. A alternativa que o país precisa está indissociável do reforço do PEV e da CDU.

O acampamento pela Biodiversidade que terá lugar no Parque de Campismo de Cortegaça (Ovar) contará com a presença dos candidatos do PEV, que integram as listas da CDU pela Círculo Eleitoral de Aveiro, à Assembleia da República, e que participarão nas várias iniciativas previstas: tertúlias, caminhadas, passeios de bicicleta e em transporte público, ações de rua, visitas e workshops.

Que seja agora! Queremos uma política adequada para a preservação da biodiversidade e para a juventude.

Ecolojovem - «Os Verdes»
O contato do Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213 960 308; TM: 917 462 769 - imprensa.verdes@osverdes.pt)
Lisboa, 19 de Agosto de 2015

Sem comentários: